Aprovados para a Assistência Social recebem treinamento
Os novos contratados que vão trabalhar na Secretaria da Assistência Social (SAS) de Itabuna tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos inúmeros programas sociais destinados às famílias carentes e executados pelo município. Na manhã desta sexta-feira após serem apresentados a diretores e coordenadores, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), eles assistiram um vídeo mostrando as ações e programas desenvolvidos pela SAS. Á tarde eles visitaram as sedes onde são executados os programas. Os novos contratados começam a trabalhar na segunda-feira, dia 10.
Representando o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, a assistente social Patrícia Viana Oliveira disse que embora existam quatro departamentos na secretaria, todos trabalham interligados numa rede de assistência com o mesmo objetivo, o de prestar atendimento quase que integral à população infantil, adulta e idosa que necessita dos serviços públicos sociais prestados pelo município. “Por isso é importante que os novos contratados conheçam cada programa, sua importância e seu público”.
A coordenadora do Creas Medida, Rosana Bandeira, por exemplo, que atende os adolescentes em conflito com a lei está animada e com boas perspectivas com a chegada dos novos funcionários. “Esperamos que a nova equipe junte-se a nós com o mesmo espírito empreendedor e solidário para que possamos oferecer um atendimento que responda socialmente e de forma positiva nosso público alvo”.
Mais esperançosa ainda está a coordenadora do Centro Pop Sibele Gava, que forma a primeira equipe multidisciplinar para o inicio das atividades do centro. “Agora só falta a conclusão das obras de reforma da sede para mostrarmos a força do nosso trabalho em favor dos que necessitam de atendimento especial”.
A diretora do Departamento de Atenção Especial Básica, Lucia Beltrão, disse que com a contratação dos selecionados, o município dar um importante passo para a ampliação e execução dos inúmeros programas sociais. “Com isso esperamos atingir nosso objetivo que é o de levar a todas as familais carentes, um atendimento digno e indispensável para a melhor qualidade de vida de nossa população”. O departamento agrega programas como Passe Livre, Plantão Social e Ei Mamãe.
A expectativa dos selecionados também é grande. Uma das contratadas Joara Barreto de Almeida vai trabalhar no Ei Mamãe e disse que não poderia ter escolhido área melhor. Ela conta que conhece e sabe da importância do programa para as gestantes carentes. “Sou mulher e mãe e sei como é importante contar atenção e tantos serviços gratuitos e indispensáveis num momento tão delicado quanto a gestação. Não apenas estou pronta para o desafio como também disposta a dar o melhor de mim”, assegurou.